Amostras grátis para clientes? Conheça os benefícios!

Atrair novos clientes não é uma tarefa fácil, mas com a estratégia certa você pode alcançar ótimos resultados. Uma das boas estratégias é disponibilizar amostras grátis para clientes!

“Ver para crer” é uma das frases que todos nós já ouvimos em algum momento da vida, e não poderia ser mais verdadeira.

As amostras grátis podem ser uma das estratégias de marketing mais utilizadas e úteis na indústria comercial, pois não importa se é um produto ou serviço que pretende promover.

Esse tipo de estratégia de negócios vem sendo utilizada há muito tempo, e com muito bons resultados se utilizada de maneira adequada.

Amostras grátis para clientes

A distribuição em loja ou frete grátis de determinados produtos, é uma ação denominada “Sampling”, que é considerada uma das estratégias mais eficazes para divulgar um novo produto, ou para atrair mais e novos compradores.

Diversas redes comerciais puderam constatar que o método de “Amostragem” tem ajudado a posicionar melhor seus produtos.

Isso é importante, pois assim que o cliente recebe uma “amostra grátis” aumentam as possibilidades de compra ou alteração de seus produtos.

Você já mudou de marca depois de conseguir uma amostra grátis no supermercado? Bem, essa estratégia está muito bem posicionada, e é uma das mais aceitas em vendas.

Mas e os produtos online?

Após o boom da digitalização de serviços, cada vez mais empresas têm adotado a estratégia de ‘Sampling’.

Isso porque através de suas redes de compras podem oferecer produtos gratuitos a um comprador poderoso, além da possibilidade de esse produto chegar à nossa porta, o que incentiva ainda mais a compra.

Com os serviços de internet, esta estratégia também se tornou muito funcional, por exemplo, os serviços de streaming de música e vídeo, nos oferecem seus serviços por um curto período de teste, após o qual é muito mais provável que adquiramos o serviço.

As histórias de sucesso mais visíveis podem ser encontradas em plataformas como Netflix, Spotify e até mesmo na indústria de videogames, que oferecem um breve teste para que você possa se envolver em seu “novo lançamento” e, em seguida, comprá-lo na íntegra.

Como mandar amostras grátis para clientes de modo eficaz

Amostras grátis para clientes

Como qualquer estratégia, a ‘Amostragem’ também tem suas desvantagens se não for aplicada corretamente.

Por exemplo, pode ser uma estratégia muito cara se tentarmos promover um produto ou serviço que será apenas por um tempo limitado, ou se for a existência é muito pouco.

No entanto, existem dicas simples que você pode colocar em prática para tornar sua estratégia de “amostras grátis” um sucesso.

– Especifique a duração da promoção. É muito importante que você deixe claro para seus potenciais compradores que as “amostras grátis” serão válidas apenas por um curto período de tempo. Um exemplo claro é encontrado nas legendas “promoção válida enquanto durarem os estoques”.


– Entrega ao domicílio. Sempre seja muito claro sobre suas promoções, pois elas podem causar problemas. O melhor é que sim ou sim, defina as condições de envio, por exemplo, a distância a que uma “amostra grátis” pode ser entregue – “apenas Cidade de São Paulo”, por exemplo-; o prazo máximo de envio, ou seja, se levará dois dias para entrega ou um mês; Quantidade de amostras, “apenas uma por domicílio”, por exemplo. Lembre-se de não deixar nada no ar, pois pode prejudicar a sua marca caso haja comentários negativos sobre o seu serviço.


– Amostras grátis. Lembre-se disso, pois se você está oferecendo um produto grátis, deve ser totalmente grátis, ou seja, não pode haver ‘surpresa’ que o frete tenha um custo ‘extra’, isso pode afetar o seu produto, por isso É muito importante definir até onde os embarques podem ser feitos.


– Determine um orçamento. Você deve sempre saber qual será o custo da distribuição de “amostras grátis”, seja pelo frete para casa, seja por meio de lojas comerciais. Lembre-se de que, em muitos casos, esse tipo de promoção pode não ser conveniente para o seu bolso. As pessoas adoram receber produtos ou serviços gratuitos, então preste atenção na próxima vez que quiser divulgar um novo produto ou serviço, porque através da ‘Amostragem’ você pode atrair um público maior, independentemente de ser um bilionário da empresa ou de pequeno negócio doméstico.


Benefícios que acompanham as amostras grátis para clientes

Amostras grátis para clientes

A distribuição de amostras grátis permite que você descubra uma abertura de mercado que novas marcas precisam para desenvolver seu nicho de mercado.

A prática da amostragem de produtos não só valida a qualidade do seu produto, mas também promove sua marca com mais visibilidade. Outros benefícios de distribuir amostras incluem:

  • Uma oportunidade de apresentar seu produto a novos clientes: Apesar da popularidade crescente da dieta Keto, por exemplo, muitos consumidores ainda não estão familiarizados com os benefícios de uma dieta baixa em carboidratos. Oferecer amostras de produtos é uma forma de chegar às pessoas com um leve interesse na dieta Keto e convencê-las de que uma alimentação mais saudável não sacrifica necessariamente o sabor e a qualidade.

  • Construir relacionamentos: marcas de sucesso são aquelas que encontraram maneiras de criar relacionamentos duradouros com sua clientela, onde os compradores se identificam com a marca. Oferecer amostras de novos produtos para seus clientes fiéis, em vez disso, serve para fortalecer o senso de conexão entre a marca e o consumidor.

  • Aumentar a lealdade do cliente – Os presentes são apreciados pelas pessoas e geralmente combinam essa oferta com a lealdade à marca de longo prazo.

  • Aumente a visibilidade e as ofertas da marca – Ao distribuir amostras grátis de seu produto, você também mostra aos clientes em potencial que não tem nada a esconder. Oferecer “presentes” revela confiança em seu produto e cria mais visibilidade e transparência no que você traz para o mercado.

Estatísticas sobre amostragem de produtos: o impacto nas vendas

Amostras grátis para clientes

Desenvolver uma marca atraente com produtos excepcionais e de alta qualidade é apenas metade da batalha.

Colocar seu produto nas mãos de seus clientes em potencial é o maior desafio que as pequenas empresas e as startups enfrentam.

Imagine um comprador caminhando pelo corredor em busca de opções de lanches que lhe permitam manter seus objetivos nutricionais de baixo teor de carboidratos.

Como o mercado global de dieta Keto, por exemplo, deve crescer US $ 1,11 bilhão durante 2019-2023, a variedade de opções de lanches “certificados pelo Keto” continuará a se expandir.

Como uma pequena marca pode persuadir esse comprador a escolher seu produto em vez de seus concorrentes?

Todo mundo adora um presente, e oferecer amostras grátis de produtos costuma fazer toda a diferença.

Essa estratégia permitirá que as pequenas empresas convertam seus clientes casuais em seguidores leais da marca.

Além disso, distribuir amostras de produtos é uma ótima maneira de estimular compras por impulso, servindo como o primeiro passo para desenvolver uma base de clientes estável.

Um estudo recente estima que um consumidor médio costuma fazer três compras não planejadas durante 40% das visitas à loja.

Oferecer uma vitrine de produtos no corredor do supermercado onde seus produtos alimentares estão à venda funciona como uma estratégia para converter compradores casuais em consumidores ativos.

 Além disso, outro relatório técnico recente de especialistas estudando a eficácia da amostragem de alimentos descobriu que quase três em cada quatro consumidores provavelmente comprariam um produto depois de experimentá-lo pela primeira vez.

Para efeito de comparação, o mesmo estudo descobriu que apenas um em cada quatro consumidores compraria um produto depois de vê-lo em um comercial de televisão.

Escrevemos extensivamente sobre as vantagens que o marketing online oferece, e as startups da marca de alimentos fariam bem em considerar a amostragem de produtos como outro componente de uma estratégia de marketing abrangente que lhes permite se conectar com sua população-alvo.

 

Deixe um comentário