Amostras grátis: uma estratégia de marketing eficaz?

Hoje queremos falar sobre o assunto de amostras grátis, pois consideramos que elas podem ser uma ferramenta de Branding muito eficaz para muitas marcas e, principalmente, acho que pode ser um elemento muito atraente para uso em lojas online ou de comércio eletrônico.

Esta estratégia de marketing chama-se Sampling e consiste no envio de um teste dos nossos produtos gratuitamente e com um objetivo claro e componente promocional.

A amostragem é uma estratégia que renasce das cinzas como a Fenix ​​e de vez em quando aparece como uma estratégia de marketing muito forte e útil para as empresas.

As amostras grátis costumam ajudar no lançamento de um produto no mercado, com o intuito de que o consumidor conheça e se interesse por ele, seja naquele momento ou momentos após o seu teste.

Da mesma forma, essa tática é utilizada em setores que apresentam alto nível de concorrência, onde se destacar como uma nova empresa pode ser uma tarefa difícil de realizar.

As avaliações gratuitas permitem que o produto circule no mercado sem ter sido adquirido, o que permite ao cliente conhecê-lo, criar interesse nele e determinar se é uma boa opção ou não adquiri-lo.

Podem ser entregues sem motivo aparente ou na compra de determinado produto ou utilização de um serviço, também podem ser entregues por correspondência, ou no próprio ponto de venda.

Dentro do assunto pode haver associações entre marcas ou empresas, pois no momento da compra de um produto será entregue a amostra do outro.

 O que está por trás de uma amostra grátis?

Amostras grátis

Se a sua empresa manda uma amostra grátis para a casa de um cliente, o que procura principalmente é a fidelização e que este cliente fale do seu produto, ou seja, o que encorajamos é o boca a boca da sua vida e que bons resultados tem sempre dados.

Mas tem que pensar muito bem na estratégia de marketing que envolve o envio de uma amostra grátis, e que logicamente não adianta enviar nada e temos que cuidar bem de cada detalhe dessa amostra que vamos enviar.

Exemplos mais populares de amostras grátis

Amostras grátis para bebês

Se você já foi pai ou mãe, sabe que antes de seu bebê nascer, é muito provável que comece a receber amostras grátis de revistas para bebês, cremes e assim por diante, etc., e é claro que você receberá apenas no momento certo e, claro, que atinjam o objetivo.

Acho que me lembro que assinamos uma dessas revistas por um ano inteiro, hahaha.

Uma marca que sabe como explorar este exemplo é a marca Pampers.

Amostras grátis

Analisando este exemplo, podemos encontrar várias características interessantes: ·      Promoção válida até o final do estoque.

Dessa forma, se não tivermos estoque das amostras, podemos dizer que já notificamos sobre este pronto, não é mesmo?

Na parte inferior, podemos encontrar as condições da oferta, tais como:

  • O prazo para recebimento é de no máximo 1 (um) mês.

  • Será feito apenas um envio por família.

  • Esta promoção é válida apenas para entregas em território brasileiro.

  • Não devemos deixar “franjas soltas” e devemos ser muito claros sobre as condições que devem ser atendidas ou atendidas para solicitar um de nossos testes gratuitos.

 Amostras de maquiagem grátis

Amostras grátis de maquiagem são outro bom exemplo dessa estratégia de publicidade de marca.

A maquiagem é um produto que ocupa pouco espaço e é muito fácil de enviar para a casa de qualquer pessoa.

Aqui está um exemplo de uma amostra grátis oferecida pela empresa O Boticário:

Amostras grátis

Se analisarmos a promoção podemos ver que ela aparece em um pop up, mas só aparece na primeira vez que você acessa a página, por isso é muito bem pensada como estratégia de incentivo às vendas. Você compraria nesta loja online?

Amostras grátis de perfumes ou cosméticos

Quando você vai comprar um perfume ou cosmético há grandes lojas que costumam te dar amostras grátis de outros produtos para que você possa conhecê-los.

Esta estratégia, apesar de ser amplamente utilizada, ainda é eficaz, uma vez que a maioria dos compradores aceita e aprecia receber essas amostras.

Aqui está um exemplo de promoção gratuita da Lacoste 2021. No caso deste perfume Lacoste, foi realizada uma promoção por um determinado período de tempo.

Amostras grátis

Demonstrações de videogame grátis

A indústria de videogames também percebeu o potencial de oferecer essas demos gratuitamente, a fim de incentivar sua compra.

Acho que já aconteceu a todos nós que baixamos um jogo em versão gratuita para o nosso filho e ele gostou tanto que nos pediu para comprar a versão completa para ele.

Amostras grátis

Aqui, poderíamos ter ido para qualquer uma das marcas de consoles ou aplicativos, mas, para o exemplo, decidi escolher o console Xbox 360 que oferece incríveis 326 demos em seu site. Garanto que é uma estratégia que funciona perfeitamente.

Modelos gratuitos de WordPress

Esta estratégia de marketing também é aplicada na venda de produtos digitais ou virtuais, como um template ou tema WordPress.

E para esta ocasião eu trouxe para vocês uma empresa espanhola chamada CPO Themes, que faz temas muito profissionais e oferece uma versão gratuita de muitos deles eles para que possamos testá-lo.

Amostras grátis

As amostras grátis são eficazes para atrair clientes? Muitas empresas oferecem amostras grátis de seus produtos e / ou serviços a fim de atrair clientes que estejam interessados ​​no que oferecemos.

Quando você experimenta um produto, seja ele qual for, é mais provável que o usuário compre o produto se gostou.

Existem várias maneiras de oferecer esses exemplos: Eles podem ser oferecidos como um presente na compra de outro produto.

Amostras grátis podem ser enviadas para casa, e a empresa assume os custos de envio e produto como estratégia promocional.

Nesse caso, isso pode ser feito de duas maneiras; de forma ativa, enviando para uma base de interessados ​​ou passivamente através do site, e que são os interessados ​​que o solicitam. Eles podem ser oferecidos em feiras.

Dicas para oferecer amostras grátis com eficácia

1.- Defina claramente o tempo de disponibilidade da promoção.


2.- Especifique claramente que tanto a amostra como o envio serão gratuitos.


3.- Decidir sobre as características que o interessado deve atender para solicitar a amostra; residir em um determinado país, não ter solicitado anteriormente a avaliação gratuita, etc.


4.- Especifique o tempo que o interessado deve esperar para receber a amostra.

5.- Se o seu objetivo é uma estratégia de branding de produto e deseja torná-la conhecida ao maior número de pessoas, recomendo que envie amostras totalmente grátis e sem a necessidade de compra prévia.


6.- Se o seu objetivo é incentivar a venda ou que seus clientes façam compras maiores, então pode ser muito eficaz fazer uma ou mais amostras grátis a partir da compra de uma determinada quantidade.


7.- Se você oferece um produto virtual, então é uma boa ideia fazer uma versão reduzida ou limitada do produto e oferecê-lo totalmente gratuito.

E agora me diga se você já tentou essa estratégia de marketing e promoção antes e quais resultados você obteve.

Se você tem um Ecommerce, por exemplo, e tem um produto que pode usar como amostra da marca, já tem uma estratégia para divulgar seu negócio e sem a necessidade de fazer um grande investimento.

Você estaria disposto a enviar amostras grátis para a casa de seus consumidores potenciais?

Você adicionaria mais dicas à nossa lista apresentada no artigo de hoje? Quais seriam elas? Se você gostou da postagem, você pode compartilhá-la com um amigo.

Deixe um comentário